Os Cursos

BAILE
O conjunto de cursos de "baile flamenco", tem por objetivo apresentar ao aluno as técnicas dos diversos "bailes" que compõem a dança flamenca. Cada "baile" possui seu ritmo, estilo musical e estrutura coreográfica própria. Desta forma, a estrutura de aula inclui técnica de pés e braços, exercícios rítmicos, improvisação e coreografia. As aulas são acompanhadas por música ao vivo (guitarra flamenca), pois é essencial a integração entre bailaor(a) e músico na arte flamenca. No Centro de Arte Flamenca de Campinas, buscamos um método de trabalho flexível, visando permitir ao aluno participar de aulas em turmas adequadas ao seu nível técnico, o que faz aumentar seu aproveitamento e interesse.

TÉCNICAS DE BAILE
O curso de técnica de baile é direcionado para "bailaores" e tem por objetivo desenvolver e aprimorar técnicas específicas do baile flamenco como a técnica de pés, técnica de braços, técnica de giros e outras. Desta forma, as diversas técnicas utilizadas no baile flamenco são estudadas em detalhe, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do aluno nos cursos de baile regulares. Ele é complementar ao curso de baile flamenco e é destinado a alunos de todos os níveis, requerendo apenas uma formação básica de baile flamenco.

GUITARRA
O curso de guitarra flamenca, como é denominado em espanhol o violão acústico, tem por objetivo apresentar ao aluno um conjunto completo de técnicas específicas para a execução da música flamenca. A guitarra flamenca possui técnicas bastante peculiares, cujo som característico ficou popularizado mundialmente pela técnica apurada de Paco de Lucía. O curso de guitarra flamenca é composto de aulas individuais, nas quais se apresentam as técnicas básicas que permitem um acompanhamento dos diversos "bailes" flamencos e técnicas de solo.

CASTANHOLAS
O curso de castanholas ou "palillos", como também é chamada em espanhol, tem por objetivo apresentar as técnicas básicas e avançadas desse instrumento usado por bailaores em determinados bailes flamencos. O curso é destinado a grupos e, além da técnica de toque de castanholas, também ensina como utilizar as castanholas nos bailes flamencos.

INICIAÇÃO À ARTE FLAMENCA
O curso de iniciação à arte flamenca, tem por objetivo apresentar às crianças de seis a doze anos, além da iniciação à dança flamenca, outros elementos dessa cultura, como ritmo, um pouco da língua e história da Espanha. Ele tem um currículo elaborado especialmente para essa faixa etária, com ênfase ao desenvolvimento postural correto e à preparação da criança para o conhecimento de uma nova cultura indispensável para se desenvolver essa arte. O Centro de Arte Flamenca de Campinas é pioneiro nesta iniciativa, sendo o único atualmente a desenvolver um programa especialmente para esta faixa etária.

FLAMENCO PARA SENHORAS
Este curso apresenta ao aluno as técnicas dos diversos bailes que compõem a dança flamenca, numa abordagem apropriada a este público. O currículo é elaborado especialmente para esta faixa etária, dando ênfase ao lazer e mantendo a carga física dos exercícios em níveis adequados.











© 2010 centrodearteflamenca.com.br. Todos os direitos reservados.




Desenvolvido por