Professores

Lu Garcia
"Bailaora", professora e proprietária do Centro de Arte Flamenca de Campinas, iniciou seus estudos em dança aos nove anos de idade em Campinas/SP. Em 1990, mudou-se para Madri, Espanha, onde começou seus estudos na arte flamenca.

Em 1991, começa a ministrar aulas de dança flamenca na cidade de Campinas/SP, além de realizar shows, workshop e cursos por todo o Brasil. Desde então vem se aperfeiçoando continuamente no Brasil e na Espanha, tendo como principais professores de flamenco: Pedro Cordoba, Kuky Moreira, Mar Moreira, Carmela Greco, Adrián Gália, LaChina, La Mora, Manuel Reyes, Rafaela Carrasco, Maria Magdalena, Juana Amaya, Belém Fernandez, Javier Latorre e La Chique de Jerez, Carmen La Talegona, La Truco, Concha Jareño, Luciano de Paula, Déborah Nefussi, Georgia Gugliota, Tereza Artigas, Cylla Alonso, Aquilas Mendes, Ana Morena e Cíntia Ruela.

Formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professora e coreógrafa do "LUCES" Grupo do Centro de Arte Flamenca de Campinas. Também atua na promoção de eventos culturais relacionados a arte flamenca, tendo coordenado a programação de arte flamenca nas seis edições da Semana Espanhola de Campinas, promovidas pelo Vice-consulado Espanhol de Campinas e Região. Por sua atuação na divulgação da arte flamenca, recebeu em 1998 a Medalha Carlos Gomes,que é outorgado pela Câmara Municipal de Campinas àqueles profissionais que se destacam na produção cultural da cidade. Todos os anos volta à Espanha para aprimorar-se na dança flamenca que hoje é sua arte e sua vida.

Ana Paula Campoy
Com formação clássica pelo método Royal Academy of Dancing (1997 a 2002) e na dança contemporânea (1999 a 2002), iniciou seus estudos de flamenco em 1997. Desde então, frenquenta workshops e master class com os principais maestros internacionais como Rafaela Carrasco, Mercedes Ruiz, Eva la Yerbabuena, Paul Vaquero, La Tacha, Manuel Liñan, La China, Javier La Torre, Talegon de Córdoba, Carmen La Talegona, La Truco, Concha Jareño e Israel Galván.

Em 2003, foi convidada por Cylla Alonso para integrar a Cia. D'ART- Flamenco do Brasil, em que trabalhou como bailarina e ensaiadora até junho 2005.
Em 2007, participou como bailaora do espetáculo “Retratos”, dirigido por Fábio Rodrigues. Neste mesmo ano, ministrou workshop no Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos.

Esteve duas vezes na Espanha. Na primeira vez, em 2001, estudou com Mercedes Ruiz, Carmela Greco e Maria Magdalena. Na última viagem, em 2008, estudou em Sevilla e Madrid com Eva La Yerbabuena, El Junco, Rafaela Carrasco, Farru, Farruquito, Farruca, Carpeta, Polito, Alicia Marquez, Angel Antieza, Isabel Bayón, Carmen La Talegona, Concha Jareño, Alfonso Losa e Talegon de Córdoba. Neste período, não só se dedicou às aulas de baile, como também estudou cantes flamencos, castanholas e técnica de bata de cola.

Ao longo de 2009, realizou um importante trabalho para a profissional de flamenco Priscila Grassi, coreografando seu solo para o espetáculo “Lennyeeu”, no teatro Folha.
Neste mesmo ano, funda em sociedade com Carolina da mata, Deborah Nefussi e Simone Gambirazio a Kabal – Produções Artísitcas, produtora especializada em flamenco e responsável pela Feira Flamenca (2009 e 2010) evento pioneiro no meio artístico brasileiro.

Atualmente, dirige o Grupo Compás e a Luna Flamenca Cia. de Dança, ambos do Centro de Arte Flamenca de Campinas. Neste mesmo espaço é responsável pelas turmas de básico, intermediário, avançado, infantil, castanhola e técnicas. Em São Paulo, é professora do Raies Dança e Teatro.

Como bailaora, desenvolve um trabalho profissional no Raies Dança e Teatro ao lado de Deborah Nefussi, Carolina da Mata e Miguel Alonso, apresentando-se em grandes espaços e atividades culturais como: Virada Cultural de São Paulo, espetáculo de comemoração dos 20 anos do Memorial da América Latina junto com o grupo Barbatuques, projeto multidisciplinar e regular do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que realiza espetáculos “de rua” e “na rua, Virada Cultural no interior de SP, espetáculos “Pincéis a Compás” , “Noche de Toros” e “Piazzolla – Las Cuatro Estaciones Porteñas”.

Além disso,também desenvolve trabalhos solos, apresentando-se como convidada, como no show “Música para os olhos”, da Banda Sincrônica, no evento “Fiesta” realizado pela Cuadra Flamenca e em diversas noites flamencas promovidas pelo Paellas Pepe.
Formada em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (2006), especializou-se em captação de recursos pela Articultura (2007).

Ale Caires
Iniciou seus estudos de flamenco aos 14 anos. Recebeu os ensinamentos de Grandes Bailaores e Maestros do Flamenco, tais como: Farruquito, La Farruca, Antonio Canales, Carmen la Talegona, Talegón, de Córdoba, Pilar Ogalla, La Truco, Nino de los Reyes, La Tacha, La Morah, Pedro Cordoba, Pol Vaquero, Concha Jareño e Domingo Ortega.


Desde 2007, acompanha a Maestra Carmen la Talegona em sua turnê anual de cursos no Brasil, freqüentando todos os módulos (técnica, intermediário, avançado e castanhola) em todas as cidades.

Em Fukuoka/Japão, durante 6 meses, ministrou workshops, cursos, aulas regulares e particulares.

Realizou inúmeras apresentações no Tablao Sancho Panza.

Foi convidada a integrar a Cia Domingo Ortega, e bailar como solista nos espetáculos "Domingo Ortega Show" e "Tablao Domingo Ortega".

Atualmente ministra aulas no CENTRO DE ARTE FLAMENCA DE CAMPINAS.

 

Adelita Parra
Iniciou seus estudos em dança flamenca aos onze anos, com a professora Maria do Carmo Guedes, na Academia Vitória Regia em Campinas, participando de apresentações em Campinas e região.

Deu continuidade a seus estudos, em 1995, na Academia Íris Ativa fazendo aulas com a professora Lu Garcia e a Maestra La Mora. Começou a ministrar aulas no espaço Dell’Udi Atellier em 1997.

Em 1998, entrou para o grupo profissional “Luna Flamenca”, onde participou de inúmeros espetáculos por Campinas e região, recebendo premiações em festivais como o “Festidança” em São José dos Campos - SP. No mesmo ano começou suas atividades docentes no Centro de Arte Flamenca de Campinas.

Em 2002, foi para a España, onde fez aulas com os professores, Javier La Torre, Eva La Yerba Buena, e La Truco, nas cidades de Madrid, Sevilla e Córdoba.

Iniciou seu trabalho no Café Tablao, em 2003, ministrando aulas e participando do grupo profissional, onde fez inúmeras apresentações.

Freqüentou workshops e cursos com profissionais renomados no Brasil como: Miguel Alonso, Fábio Rodrigues, Deborah Nefussi, Cilla Alonso, Cíntia Ruela, Yara Castro entre outros. Participou de cursos com os professores espanhóis  La China, La Mora, Rafaela Carrasco, La Tacha, Pol Vaquero,Davi Paniagua, Nino de Los Reyes, além do workshop com a renomada bailaora Sara Baras no Teatro Municipal de São Paulo.

No ano de 2005, participou da turnê “Duas Nações, o mesmo palco”, que aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Espetáculo realizado com bailaores brasileiros ao lado do renomado bailaor espanhol Pol Vaquero.

Em eventos internacionais promovidos pelo Café Tablao, também participou de espetáculos ao lado de Nino de Los Reyes, David Paniagua e mais uma vez o bailaor Pol Vaquero.

Até 2009 ministrou aulas no Café Tablao, onde bailou como solista, e continuou participando de espetáculos nacionais e internacionais como bailaora convidada. No ano de 2010, voltou a ministrar aulas no Centro de Arte Flamenca de Campinas.

Yuri de Oliveira Santos Cayres
Em 1984 estuda violão (MPB e Bossa Nova) como autodidata.

Em 1989 estuda violão clássico no Conservatório Musical de Tucuruvi com o professor Marcio Machado (violonista formado no Brasil com estudos complementares no exterior - Alemanha. Marcio Machado já promoveu vários concertos solo e com orquestra no Brasil.

Em 1992 presta exame e entra na ULM - Universidade Livre de Música - diretor Maestro Julio Medaglia, estudando no nível superior de violão clássico com a professora e violonista Ana Maria Bedaque.
Faz um curso paralelo de interpretação violonística promovido pela própria universidade.
Realiza um concerto de violão clássico (solo) representando a ULM (Festival Cultural da Primavera - São Paulo) na Casa da Cultura do Horto Florestal - Tremembé, SP.

Em 1993 faz algumas aulas particulares com o guitarrista flamenco Fernando de la Rua.

Começa a trabalhar na categoria de acompanhante de baile flamenco em academias e espetáculos com professoras e grupos de baile flamenco tais como: Maria Luiza, Paula Martins, Cristiane Azén (Grupo Tarantos e aluna da bailaora Maruja Palácios - Espanha), Grupo Luna de Rocio, Andréa Guelpa, Barbara (grupo Cinco Puntas), Grupo Raies de Danza e Teatro Flamenco e outros.

Paralelamente trabalha com o duo de Choro-Flamenco Laércio Ilha Bela e Beto de Franco, participando também da gravação do CD Choro-Flamenco.

Em 1995 se muda para a Espanha e continua no trabalho e estudo da música flamenca com suas categorias de acompanhamento ao baile, cante e concerto de guitarra flamenca.

Em 1995 (Madrid) começa a aprimorar e trabalhar como acompanhante
ao baile flamenco com a bailaora e professora Maruja Palácios - academia La Corrala de la Danza – El Camborio).

De 1996 a 2001 começa a trabalhar no colmao flamenco La Solea como acompanhante ao cante flamenco.
Acompanha a artistas amadores e profissionais tais como: Talegon de Córdoba, Cancanilla de Marbella, El Yunke, Antonio Carmona y Miguel el Rubio, Ramon el Português, Rancapino, El Torta, El Capullo de Jerez, Diego El Cigala, Salva Barrul, La Saray, La Coral , El Nano , El Chorro Humo e outros.

Paralelamente e esporadicamente faz o mesmo trabalho nos locais: Penha Flamenca Entrevias, Penha Flamenca La Fragua, Bar Flamenco La Caleta , Sala Rociera Axarquia (todos em Madrid).

Em 1997 junto com Salva Barrul e Guillermo Garcia funda o Grupo Flamenco Jenizaro:
Guitarra – Yuri Cayrez.
Cante - Salva Barrul (cantou para Belen Fernandez - bailaora - no Tablao Chinitas - Japão, também cantou para a mesma no Tablao Casa Patas - Madrid, ano 2003).
Cajón - Guillermo Garcia (acompanhou ao guitarrista flamenco Curro de Jerez, a bailaora La Chiqui e outros).

Atuações do Grupo Jenízaro:
Circulo de Bellas Artes, Sala de Concerto Clamores, Sala de Concerto Galileo Galilei (participação especial da cantaora La Saray), Los Gabrieles, Café Garibald (participação especial da bailaora Talita Sanchez),Radio Vallecas (programa de flamenco onde já se apresentaram artistas como Diego El Cigala, Ramon el Português e outros), localidade Madrid.

Festas de Tarancon (participação especial do guitarrista flamenco Paco Navarro) em Ciudad Rodrigo – Salamanca (participação especial do guitarrista flamenco Manuel Cazás) e outros lugares da Espanha.

No ano 1997 participou do Concurso de Cante Flamenco “La Fortuna” (no bairro de la Fortuna - Madrid) acompanhando ao cantaor Salva Barrul. Este concurso já deu o premio de primeiro lugar (Silla de Oro) para o cantaor Diego el Cigala.

No ano de 1998 trabalha com Davi Tavares (guitarrista flamenco que apresenta um novo CD de música Flamenco-Brasileira) como segundo guitarrista em suas apresentações em salas de concerto de Madrid, como La Fidula, entre outras.

No ano de 1998 acompanha a cantante de música Sefardi Aurora Moreno (cunhada de Francisco Sanchez Gómez), no Festival de Música Sefardi em Vitória - Burgos.

No ano 1999 acompanha a cantaora La Coral (Sony Music), apresentação na Sala de Conciertos Suristán.
No ano de 2000 participa do filme “Gitano” (protagonista bailaor Joaquim Cortês), acompanhando ao duo Azucar Moreno.

Neste mesmo ano trabalha no cuadro flamenco do tablao Al Andalus e também na atração especial deste mesmo local acompanhando as cantaoras Olga y Maria Romero.

Trabalha com o Grupo Albadulake (flamenco, malabarismo, teatro), apresentação em Montargi (França).

No ano de 2001 trabalha no tablao flamenco El Corral De La Pacheca como segundo e primeiro guitarrista até o ano 2003.

Cursos paralelos:

No ano de 1997 participa do Festival de Córdoba fazendo o curso de guitarra flamenca do maestro Manolo Sanlucar.

No ano de 2000 tem o privilégio de estudar técnica de guitarra flamenca com o maestro Julio Vallejo (aluno de Antonio Sanchez – pai- e de Francisco Sanchez Gómez “Paco de Lucia” – filho).

No ano de 2001 têm o privilégio de trabalhar com Julio Vallejo no tablao El Corral De La Pacheca.

Atualmente reside no Brasil-S.P. e trabalha com o Grupo Raies de Danza e Teatro Flamenco, Centro de Arte e Danza Flamenca Ana Guerreiro e Talita Sanchez (São José dos Campos - SP), Café Tablao (Campinas - SP) como acompanhante ao baile e professor de guitarra flamenca.

Participa do Workshop Internacional de Flamenco como acompanhante ao baile da bailaora espanhola La China no Raies Danca e Teatro, São Paulo - SP, ano 2003.

Participa do Terceiro Festival Internacional de Flamenco (São José dos Campos - SP) como acompanhante ao baile do bailaor espanhol
Alfonso Losa, ano 2004.

Participa do Quarto Festival Internacional de Flamenco (São José dos Campos - SP) como acompanhante ao baile do bailaor espanhol Nino de Los Reyes, ano 2005

Participa do Quinto Festival Internacional de Flamenco (São José dos Campos - SP) como acompanhante ao baile do bailaor espanhol David Paniagua, ano 2006.

Participa do Workshop Internacional e Espetáculo Flamenco (Rio de Janeiro - RJ, Campinas- SP) como acompanhante ao baile do bailaor espanhol Pol Vaquero, ano 2007.

Participa do evento “RECBEAT 2007”, em Recife – PE, com o grupo “Raies Danca e Teatro”, como acompanhante ao baile e solista.

Participa do Sexto Festival Internacional de Flamenco (São José dos Campos - SP) como acompanhante ao baile da bailaora espanhola Carmen la Talegona e acompanhante ao cante do cantaor Talegon de Córdoba, ano 2007.

Participa do projeto “Grandes nomes do Flamenco” (São Paulo - SP e Porto Alegre - RS), como acompanhante ao baile da bailaora espanhola Carmen la Talegona, com espetaculo no Tablao Andaluz de Porto Alegre, ano 2008.

Participa do Festival Internacional de Arte Flamenca de Vitória -E.S.como acompanhante ao baile do bailaor espanhol “Pol Vaquero”, ano 2008.

Cursos paralelos: estuda na Groove (escola de harmonia e improvisação – jazz, MPB, bossa nova), ano 2003 e na ULM, curso de voicing, ano 2008.

 


© 2010 centrodearteflamenca.com.br. Todos os direitos reservados.




Desenvolvido por